Se você fez um vídeo e pretende publicar na web, muitas vezes pode querer inserir seu site ou seu nome nele, ou simplesmente um logotipo nos cantos.
Para isso precisará de um editor ou “processador” de vídeos. Dá para fazer com o VirtualDub, um ótimo editor de vídeos gratuito. Ele vem com um filtro chamado “logo”, que permite adicionar uma imagem fixa sobre o vídeo. Dá até para colocar uma marca d’água, como aquelas que as emissoras de TV colocam nos cantos.
Baixe o VirtualDub em:
Requisitos: Microsoft Windows 98, ME, NT4, 2000, XP, Vista, Server, ou mais recente; 80486 ou superior CPU, 16MB de memória. Esta versão vai correr em ambos os x86 (32-bit) e x64 (64 bits) versões do Windows. Desculpe, mas não há nenhuma versão nativa para Mac OS X ou Linux.

O código fonte - 1.8.1 (estável)
Nota: O código fonte é um arquivo compactado usando o 7-zip compressor.
Saiba que o VirtualDub só trabalha com arquivos AVI e MPEG (mesmo usando diferentes codecs). Se o víde não for AVI nem MPEG, primeiro você deverá usar algum software conversor.
Com o vídeo aberto, clique no menu “Video > Filters”. Na janela que será aberta, clique em “Add” e selecione o item chamado “logo”:
Ao dar OK, aparecerá a tela de configuração do logo. Crie uma imagem no seu programa preferido, de preferência em Bitmap (formato não comprimido e de alta qualidade; deixe o trabalho de compressão por conta do VirtualDub posteriormente). O tamanho dela depende do que você quer. Se for uma faixa embaixo do vídeo, ou no topo, crie uma com a mesma largura do vídeo, ou aproximada (a largura do vídeo talvez você possa ver em algum programa reprodutor de vídeo, ou mais fácil, na aba “Resumo” da tela das propriedades do arquivo, pelo Windows). Se pretende um logotipo quadrado nos cantos, escolha um tamanho como 32×32, 50×50, 100×100, etc.
Se quiser deixar a imagem transparente, role o controle deslizante “Opacity” (”Opacidade”). Clique em “Show preview” para ver, você pode avançar o vídeo também e ver como ficaria:
Nota: para gerar transparência apenas em uma área da imagem, não adianta usar GIF ou PNG com fundo transparente. Você deverá usar uma imagem com uma camada transparente, cuja criação foge ao objetivo deste artigo (dá para fazer com o Photoshop, e outros editores também). Se você usar uma imagem normal e mandar usar transparência, ela poderá ficar com as bordas serrilhadas, ficando feio e diferente do que ocorre nas emissoras de TV ou sites da web.
Feche com o OK, e depois dê OK novamente na tela dos filtros. Depois de adicionado, se você quiser modificar as configurações desse filtro, vá ao menu “Video > Filters” e dê um duplo clique no filtro que já existirá.
Para salvar o vídeo, você deverá escolher um formato de codificação. Apesar de o VirtualDub só salvar em AVI, você deve escolher o codec, dentre os instalados no seu PC. Para isso, vá ao menu “Video > Compression”, e escolha:
Recomendo o XviD, “concorrente” do DivX e que comprime bem, oferecendo ótimas taxas de compressão e qualidade. Você pode clicar no botão “Configure” para alterar alguns parâmetros e otimizar a compressão, mas não vou abordar isso agora pois fugiria do tema. Normalmente as opções padrões bastam.
Você pode usar outros codecs que tiver instalado, assim como pode instalar o XviD a partir do xvid.org se não tiver (é raro não ter, já que muitos vídeos baixados usam esse formato, que inclusive é open source).
Definida a compressão, basta salvar. Clique em “File > Save as AVI”.
A velocidade do salvamento dependerá do poder do seu computador. Em micros atuais é normal o salvamento em XviD com as configurações padrões ocorrer em tempo “mais do que real” - hehe, digo, mais rapidamente do que o percurso do tempo do vídeo inteiro. Vai depender da complexidade gráfica do vídeo, do tamanho do mesmo (em pixels, por largura e altura), das propriedades do codec selecionadas manualmente, etc.
Depois de gerado o vídeo, pronto, você pode fechar o VirtualDub. Se quiser editar o mesmo vídeo no futuro, com as mesmas configurações, salve o arquivo de processamento do VirtualDub, em “File > Save processing settings…”, caso contrário quando você reabrir o VirtualDub, terá que aplicar o filtro novamente. Normalmente isso não interessa tanto, só em projetos maiores com vários filtros aplicados, onde escolher todos cada vez que abrir o vídeo pode ser penoso.
Aproveitando sobre vídeos, publiquei no GdH ontem uma dica de como criar e embutir legendas em vídeos.